Oriente de Niterói - da E∴V∴

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ANIVERSÁRIO - 10 ANOS DE FUNDAÇÃO


            SESSÃO MAGNA
10 ANOS DE FUNDAÇÃO


   Em 28 de Março de 2011, no Templo da Loja Hiram nº 7, reuniu-se a Augusta e Respeitável Loja Maçônica Cláudia Maria Diz Zveiter nº 147 para, simples, sincera e harmoniosa, comemorar seu 10º aniversário de existência, ocorrido no dia 15 de Março do mesmo ano. Nessa oportunidade dezenas de Irmãos da loja bem como de outras Lojas lá estiveram, fortalecendo as nossas colunas e abrilhantando de maneira ímpar uma noite repleta de sentimentos de amor, sinceridade e harmonia que expandiu a todos os presentes uniformemente.



           O Venerável Mestre, administração 2010-2011, Irmão Evaldo Vilela Santos Junior, visivelmente emocionado, agradeceu pelo carinho de todos os presentes.
 

“... agradeço do fundo do coração o carinho e a consideração de todos os presentes bem como as lembranças sinceras daqueles que, por motivos profanos, alheios as suas vontades, não puderam estar conosco nesta noite tão significativa, repleta de emoção e amor. Não tive a oportunidade de conhecer nossa patronesse, mas as referências que tenho a respeito de tudo que fora no seio da nossa Sacrossanta Instituição é algo que supera todas as expectativas e transcende o tênue limite da existência, a vida e a morte. Nas chances que tive conversando rapidamente com nosso Sereníssimo Grão Mestre, Irmão Waldemar Zveiter, vi no fundo dos seus experientes olhos que a universidade da vida lhe proporcionou o carinho, a admiração, a saudade que um pai tem da vossa filha. Mas, nessas rápidas conversas é visível, também, o entendimento, embora consternado pela perda do ente querido, de que a querida e sempre lembrada Cláudia Zveiter estará, dos mais altos longínquos do Oriente Eterno, olhando por nós e auxiliando e orientando na chegada de outros que igualmente necessitam. A GLMERJ nas pessoas dos Irmãos da Alta Administração, muito obrigado pela atenção e carinho que sempre dispensam à nossa pequena grandiosa Loja. Aos Irmãos da Loja Cláudia: Wanderley Costa; Amaro Barros de Azevedo; Wellington Castilho de Lima Albuquerque; Urubatan Nazareth Duarte; Alceny de Souza Carvalho; Luciano Carneiro Salles; Domingos Antonio Baptista Dias Ferreira D’Almeida; Pedro Marques (in memória), bem como os abnegados Irmãos que hoje labutam mantendo vívido o sonho dos que nos antecederam, muitíssimo obrigado. Sem manter vivo esse sonho ou qualquer outro, nada sobrevive, tudo perece...” 
 
   As representatividades foram as mais diversas. A GLMERJ se fez muito bem representar pelos Irmãos Carlos Henrique Bandeira – 2º Gr∴ Vig∴ e Cilênio de Souza Pontes – Gestor Ambiental da GLMERJ.
   As Lojas Moysés Zveiter; Independência; Evolução 2; Arautos da Nova Era, subordinadas à GLMERJ e Fratelanzza Italiana – GOB, estiveram presentes, representadas por seus Veneráveis Mestres e demais Irmãos dos respectivos quadros.
   O Irmão Leonardo Amorim Correia Lima "professor e Historiador" de nossa Loja, apresentou a peça de arquitetura, de sua autoria, que retrata a vida da patronesse Cláudia Maria Diz Zveiter. Hoje esse trabalho encontra-se à disposição de todos em
nosso site.
   O Irmão Wanderley Costa, na imagem abaixo, em companhia do Irmão Bandeira – Segundo Grande Vigilante da Alta Administração da GLMERJ, é o decano do quadro da Loja Cláudia Zveiter e, nesta oportunidade, após apresentar o poema de autoria do Sereníssimo Grão Mestre, Irmão Waldemar Zveiter, sobre nossa patronesse, foi merecidamente homenageado, em virtude de ser um de seus fundadores presente ao evento, bem como por ser o remanescente ativo de um grupo de quatro Irmãos (Wanderley; Amaro; Urubatan e Wellington) que deram vida ao projeto da Loja.



          O Irmão Wanderley Costa, na imagem acima segurando a comenda recebida, contou emocionadíssimo que, reunidos no Templo da Loja Evolução nº 2, resolveram fundar uma nova Loja onde o nome Cláudia Maria Diz Zveiter surgiu forte e ternamente entre eles. Dias após, durante a costumeira caminhada no calçadão da Praia de Icaraí, casualmente, os irmãos Wanderley e Wellington se encontraram e a decisão final foi tomada. Na mesma semana o grupo novamente se reuniu e dirigindo-se à GLMERJ oficializam o pleito. Desta feita os trâmites administrativos foram estartados e no dia 15 Março de 2001 quando nasceu nossa Augusta Oficina Maçônica.
   Coroando uma noite repleta de emoção a Loja Moysés Zveiter, na pessoa do seu Venerável Mestre, Irmão João Pascoto Neto, entregou ao Irmão Evaldo Vilela Santos Junior, Venerável Mestre da Loja Cláudia, uma placa parabenizando a Loja e seus Obreiros pelo 10º aniversário.




      Vale ressaltar que as lojas mencionadas, representadas pelos seus respectivos Veneráveis Mestres e demais obreiros, estão ombreadas em todos os aspectos e que, inclusive, em data próxima, farão sessão Magna, em conjunto, para as respectivas Elevações de seus Aprendizes. Da mesma forma com relação a futuros candidatos ao ingresso à Ordem onde das conversas deram início para a possibilidade de sessão conjunta. Isto é Irmandade, Igualdade, Fraternidade. Isto é Maçonaria!



                                             
            

Um comentário:

  1. Foi uma noite memorável... O Ir. Wanderley Costa, mesmo não gostando de homenagens, não segurou a emoção que sinceramente aflorava do peito. Também, tive que me segurar. Ele, meu Mestre, meu Orientador, merece de todos nós, meros obreiros desta oficina, todo carinho, admiração, consideração e respeito.
    Duas grandes emoções que tomaram durante esta minha passagem pela Loja. A primeira foi a Cerimônia de Iniciação, a Investidura (realizada por IIr. da Loja Concórdia II nº 10) e Posse. Por fim, a homenagem ao seleto Ir. Wanderley. Deus o mantenha conosco por muitos anos, ainda...
    Evaldo Vilela Santosd Junior
    Obreiro da Loja C.M.D.Z nº 147

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Obrigado!